A Terapia

TERAPIA
Psicologia significa, Estudo da Alma.

Em linhas gerais, psicologia baseia-se na compreensão do ser humano, seus medos, desejos, fantasias, sonhos, angústias, esperanças, etc. Na psicologia, o objeto de estudo é o indivíduo, quer ele esteja sozinho ou em grupo.

Todos os individuos possuem corpo, pensamentos e emoções. e cada uma destas partes afetam o ser humano integral. Quando percebemos algum problema em nosso corpo e não conseguimos resolver sozinhos, vamos ao médico para que ele possa nos ajudar. E quanto aos pensamentos e emoções?

O Psicólogo é o profissional mais preparado para ajudar o indivíduo a entender e lidar melhor com seus pensamentos e suas emoções.

Podemos perceber que, no nosso dia-a-dia, as pessoas consideram psicólogos como loucos que tratam de outros loucos. Esta afirmação, além de engraçada e equivocada, é também uma boa maneira para se afastar daquilo que geralmente nos assusta por falta de conhecimento.

Quando descobrimos e entendemos que o trabalho de um Psicólogo, proporciona um contato mais profundo do ser humano com ele mesmo em busca do auto-conhecimento, que traz em consequência disso a “cura” física e emocional, todos os tabús e pré-conceitos desaparecem.

É sempre interessante ao procurar um psicólogo, que se saiba qual a abordagem, como será o trabalho, qual a periodicidade e que ferramentas ele se utiliza para a busca do objetivo que é uma melhor qualidade de vida.

Importante saber que o Psicólogo não receita remédio, pois ele não é médico. Existe diferença entre Psicólogo e Psiquiatra. Sendo que a diferença básica é que o Psiquiatra tem formação em Medicina com especialização em Psiquiatria e pode prescrever medicamento.

É interessante sempre procurar ajuda de um profissional, quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo ou ainda está em busca de auto-conhecimento. Dessa forma um facilitador (Psicólogo) pode poupar tempo e energia e levá-lo a realização do que se pretende alcançar.

Algumas vezes consideramos ter um grande auto-conhecimento, mas ainda assim, por algum motivo esbarramos em situações da qual não conseguimos nos desvencilhar ou às quais não conseguimos dar respostas que sejam satisfatórias com os recursos que temos.

O objetivo de um processo psicoterapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e dificuldades, incorporando aos seus conhecimentos novos recursos..É ajudá-la a lidar melhor com cada um de seus aspectos (corpo, mente e emoção), possibilitando uma maior autonomia em relação à sua saúde física, mental e emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *